cover
Tocando Agora:

Roberto Carlos chega aos 84 anos com canção apaixonada em alta rotação na novela ‘Vale tudo’ com Maria Bethânia

Roberto Carlos no especial de fim de ano de 2024 Globo / Bob Paulino ♫ ANÁLISE ♩ Nascido em 19 de abril de 1941, Roberto Carlos festeja 84 anos neste sába...

Roberto Carlos chega aos 84 anos com canção apaixonada em alta rotação na novela ‘Vale tudo’ com Maria Bethânia
Roberto Carlos chega aos 84 anos com canção apaixonada em alta rotação na novela ‘Vale tudo’ com Maria Bethânia (Foto: Reprodução)

Roberto Carlos no especial de fim de ano de 2024 Globo / Bob Paulino ♫ ANÁLISE ♩ Nascido em 19 de abril de 1941, Roberto Carlos festeja 84 anos neste sábado, véspera do domingo de Páscoa. Não é uma data redonda e tampouco há comemorações públicas na agenda do artista, além de um show em Natal (RN) marcado para hoje na Casa de Apostas Arena das Dunas. Mas é uma data que corrobora a longevidade rara do reinado do cantor diante de uma parte do público brasileiro. Roberto Carlos parece estar em toda a parte do Brasil pela força perene do cancioneiro que totaliza quase 700 músicas feitas desde 1962, a maior parte composta em parceria com Erasmo Carlos (1941 – 2023). Basta dizer que o principal tema romântico da trilha sonora do remake da novela Vale tudo – atração da Globo no horário das 21h – é uma das mais apaixonadas canções da dupla, Olha (1975), lançada há 50 anos na voz de Roberto e ouvida na novela na gravação feita por Maria Bethânia há 32 anos para o álbum As canções que você fez pra mim (1993), dedicado pela cantora ao repertório do compositor. Roberto Carlos está longe de ser unanimidade na música brasileira. Poucos artistas foram e são tão amados quanto o cantor e compositor capixaba. Mas poucos também foram e são tão atacados quanto Roberto. Talvez porque Roberto Carlos seja um artista amado pelo povo, dono de um cancioneiro que transcende gerações e que alcança todas as classes. O fato é que o Rei nunca foi de fato admitido no seleto clube da MPB. Roberto Carlos sempre foi um caso à parte na música brasileira. E esse caso não tem solução... Haverá sempre quem ame as canções do Roberto, e esses são a grande maioria dos brasileiros. Mas também haverá sempre aqueles que as desprezam... Ou que fingem desprezá-las. Porque, olha, Roberto Carlos tem todas as coisas que os compositores sonham para eles. Em bom português, o artista é dono de obra que transcenderá a existência do próprio criador. Parabéns, Roberto Carlos!